Quer se trate de uma startup, uma grande empresa multinacional, uma organização sem fins lucrativos ou de entidades públicas, a adoção de um comportamento Ético não se limita apenas ao cumprimento de padrões regulatórios ou à implementação de um canal de denúncias. Programas robustos de Ética e Compliance que permitam uma efetiva prevenção, identificação e mitigação de riscos, pressupõem a definição e implementação de mecanismos internos diversos, adaptados às características da entidade, e monitorização contínua dos processos sensíveis para melhoria constante.
Estes Programas contribuem para o aumento da produtividade e do desempenho das equipas de trabalho, assim como dos níveis de confiança e transparência para com entidades relacionadas, confiança nas operações e nos processos de tomada de decisões, maior retenção e fidelização de clientes e são essenciais para a sustentabilidade das organizações.
A nossa equipa conta com profissionais experientes na adaptação das organizações às exigências da legislação nacional e estrangeira de combate à corrupção (como FCPA, UK Bribery Act entre outras), possuindo um background multidisciplinar que conjuga o conhecimento jurídico com as mais avançadas técnicas de mapeamento de riscos e de implementação de planos de ação eficazes no desenvolvimento de uma cultura ética e em conformidade com as melhores práticas de mercado.
Um Programa de Compliance efetivo deve ser adaptado às circunstâncias de cada momento, pelo que requer uma monitorização constante dos processos sensíveis aos riscos relacionados, que passe pela avaliação e teste dos controles e mecanismos internos de mitigação implementados.
Por outro lado, seja para mitigar os riscos que possam decorrer das suas relações comerciais ou por indicação das Entidades Reguladoras e de Supervisão, as empresas são cada vez mais levadas a ter de pesquisar e avaliar o background e idoneidade das entidades terceiras com quem se relacionam, assim como avaliar os seus ambientes de prevenção e ética corporativa, para melhor entender os riscos decorrentes do relacionamento com essas entidades.
A nossa equipa especializada de Compliance Monitorship tem uma vasta experiência em avaliação da efetividade dos Programas de Compliance das organizações bem como no entendimento do ambiente de risco de terceiros, seja no contexto de due diligences de fornecedores, de clientes (KYC), dos demais parceiros de negócio ou âmbito de fusões e aquisições societárias.
Programas efetivos de Compliance e Ética desempenham um papel fundamental no alerta de possíveis ameaças e na prevenção de violações de leis que, no mínimo, podem afetar a reputação de uma organização, assim como afetar as suas relações comerciais ou sua viabilidade financeira.
Quer se trate de uma startup, uma grande empresa multinacional, uma organização sem fins lucrativos ou de entidades públicas, desenvolver e implementar um comportamento Compliant e Ético não se limita apenas ao cumprimento de padrões regulatórios mínimos ou à implementação de uma ferramenta opcional de mitigação de riscos. Programas robustos de Compliance e Ética contribuem para o aumento da produtividade e do desempenho das equipas de trabalho, assim como dos níveis de confiança e transparência para com entidades relacionadas, confiança nas operações e nos processos de tomada de decisões, maior retenção e fidelização de clientes, contribuindo para a continuidade e sustentabilidade das organizações.
Temas de AML estão constantemente nas agendas das organizações. De um modo geral, devem ser cumpridos todos os requisitos obrigatórios, nomeadamente leis, regulamentos, diretrizes e políticas bem como outras recomendações, ainda que voluntariamente, efetuadas por reguladores e demais organismos nacionais e internacionais.
Apoiamos na implementação de um programa de AML efetivo e eficaz que não só ajuda as organizações a se comportarem de acordo com estas políticas e diretrizes, como as protege de ameaças, robustecendo os objetivos de negócio.